-
Arquitetos: Clayton Korte
- Área: 1 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Casey Dunn
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na extremidade leste do Texas Hill Country, esta adega privada serve como um destino ao longo de uma curva isolada, no rio Blanco. Escavada na face norte de uma encosta sólida de calcário, o volume revestido de concreto aparente é protegido a leste e a oeste por altos carvalhos e olmos, permitindo que desapareça na paisagem nativa. O modesto pátio da entrada externa revela um pouco de mistério, pois fornece apenas um vislumbre do interior. Pedras de calcário pesadas, coletadas da escavação, e a vegetação exuberante, camuflam ainda mais o acesso, conforme você desce para a boca da caverna.
Um salão de degustação, bar, adega e sanitários estão localizados em um túnel existente de 5,50 m (18 ') de altura x 21 m (70') de profundidade. A abertura externa da caverna é fechada com um portal de concreto ripado, que se molda às superfícies irregulares do calcário e retém estruturalmente a boca do corte de terra. O concreto deve patinar naturalmente com o tempo, assim como o musgo e a hera nativos se agarram as superfícies e sobem nas paredes de calcário paralelas, de forma a mimetizar ainda mais o portal ao seu entorno.
Uma vez no interior, um ambiente de carvalho-branco, tanto natural como ebanizado, se mistura com as ripas verticais de madeira Douglas, para revestir as paredes e tetos rebaixados, como um contraste aconchegante ao concreto mais áspero e a pedra ao redor. As janelas de aço e madeira isoladas termicamente e personalizadas, proporcionam a separação entre o interior e o exterior, bem como do salão de entretenimento para a adega refrigerada. O cedro de demolição foi recuperado e moído para superfícies de bancadas com arestas vivas para o bar de degustação e a penteadeira flutuante do banheiro.
Situada sob o perfil totalmente arqueado na parte posterior da caverna, a adega privativa é cercada por caixas que fornecem armazenamento para uma coleção particular, cada vez maior com cerca de 4.000 garrafas. Este espaço é termicamente controlado pelas temperaturas subterrâneas, naturalmente mais frias e possui um resfriamento suplementar para ajudar a manter uma atmosfera ideal de 55-60 graus.